A iniciativa privada tem sido forte aliada da vacinação contra a Covid-19 em Sertanópolis, a 45 km de Londrina.
O Moinho Globo, uma das grandes empresas da região, disponibilizou seu moinho do centro da cidade - por ora parcialmente desativado - para servir como local de vacinação no sistema drive thru. A estrutura vem servindo bem à finalidade de circulação dos veículos e proporciona mais conforto para a equipe de vacinadores, tanto no atendimento ao público, quanto na funcionalidade. Antes disso a vacinação estava sendo realizada a céu aberto no pátio da igreja matriz e as filas e a falta de estrutura geravam reclamações.
A secretária de Saúde de Sertanópolis, Daiany Kozan Levistki, avalia a parceria como bastante positiva. “A questão do local de vacinação vinha sendo um de nossos grandes desafios, pois é preciso respeitar medidas sanitárias, distanciamento, condições para higienização das mãos, além de proporcionar um conforto mínimo tanto para a comunidade quanto para a equipe de vacinadoras”, destaca.
A vice-presidente do Moinho, Paloma Venturelli, reforça a importância da iniciativa privada no combate à pandemia. “Acreditamos que temos muito a colaborar com a vacinação contra a Covid, seja oferecendo estrutura, apoio em recursos humanos. Nos Estados Unidos, grandes empresas se mobilizaram numa força-tarefa para combater a pandemia. Acredito que no Brasil poderíamos também fazer mais”, analisa.
Voluntários - Além do local, o Moinho Globo liberou do trabalho um grupo de colaboradores que se prontificaram a atuar como voluntários para ajudar no local da vacinação. Foi feita uma escala de quatro até oito pessoas - conforme necessidade nos dias e horários – e esses funcionários auxiliam a equipe da Secretaria de Saúde em tudo o que é preciso, principalmente na organização da fila – seja de carros ou pedestres. “Isso acelerou o processo e reduziu bastante o tempo de espera das pessoas”, explica Paloma.
O Moinho também providenciou mesas como suporte para os vacinadores; cadeiras para quem não vai ao local de carro para que aguarde sua vez bem acomodado; álcool gel, máscaras; lanches para as vacinadoras, café e água, banheiros à disposição, água corrente para lavagem de mãos “São coisas simples mas que fazem muita diferença se compararmos com locais anteriores a céu aberto e quase nenhuma estrutura”, observa a vice-presidente.
Empresa pretende adquirir vacinas para funcionários
O Moinho Globo emprega 230 pessoas em Sertanópolis na produção de farinha de trigo e derivados do cereal e já definiu que vai adquirir vacinas contra a Covid-19 para imunizar todos os seus colaboradores assim que isso for possível. Na última quarta-feira (7), a Câmara dos Deputados concluiu a votação do projeto que permite à iniciativa privada comprar vacinas para a imunização de empregados, desde que seja doada a mesma quantidade ao Sistema Único de Saúde (SUS). A proposta será agora enviada para análise do Senado.
Segundo Paloma Venturelli, a expectativa é grande para que isso ocorra brevemente e a direção da empresa avalia que a compra com recursos próprios é uma forma de contribuir para a imunização de um maior número de pessoas em um tempo menor.
Cliente: Moinho Globo
voltar