A Ibiporã Implementos Rodoviários iniciou o processo de certificação ISO 45001:2018, o que representa um marco importante na busca pela melhoria contínua das condições de trabalho. A norma define os padrões para o Sistema de Gestão da Segurança e Saúde no Trabalho, o que, na prática, significa investimentos e um olhar bastante rigoroso para todos os possíveis riscos que envolvem a gestão de riscos operacionais.
Nelson Luiz de Almeida Olivieri, gerente de qualidade pós-venda, enfatiza que essa certificação reforça o compromisso da empresa com a saúde e segurança do trabalho. “No setor de implementos rodoviários, a Ibiporã está na vanguarda ao buscar essa certificação. Isso garante uma maior segurança de que todos os possíveis riscos que envolvem as operações estão sendo monitorados”, afirma.
Também transmite ao trabalhador, entre outros aspectos, a segurança de que todos os Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) estão contemplados, assim como estão sendo oferecidos os treinamentos de capacitação, de acordo com as normas regulamentadoras (NRs).
“Estamos comprometidos em garantir que nossos colaboradores trabalhem em um ambiente seguro, o que, por sua vez, reflete na qualidade dos nossos produtos e serviços”, completa Olivieri.
A Ibiporã Implementos Rodoviários, reforça ele, já tem uma forte cultura de garantir ao trabalhador um ambiente seguro e acesso a médico – com atendimento na sede três vezes por semana -, enfermeiro, fonoaudiólogo e fisioterapeuta, três técnicos de segurança do trabalho, além de um engenheiro em segurança do trabalho presentes diariamente na empresa. “Além desse time, todos os nossos gestores, supervisores, líderes e operadores também têm o compromisso diário com a segurança do trabalho, tanto que este é o primeiro tópico abordado em nossas reuniões diárias e nas de avaliação de resultados’, salienta Olivieri.
Recertificação ISO 9001
Ao mesmo tempo que iniciou a certificação ISO 45001, a Ibiporã Implementos alcançou a recertificação ISO 9001:2015, outro passo importante na trajetória da empresa. Olivieri ressalta que o sistema de gestão de qualidade traz resultados positivos, transmitindo credibilidade tanto para clientes quanto para fornecedores. “Um sistema de gestão bem estruturado mostra que as melhorias implantadas estão sendo assertivas”, explica.
O desafio diário da empresa é transformar as boas práticas em resultados concretos. Para medir a satisfação dos clientes, a empresa utiliza a metodologia Net Promoter Score (NPS), alcançando uma pontuação superior a 75%. Esse resultado é especialmente significativo ao se considerar que o NPS médio americano para o segmento é de 49% e para o setor de manufatura é de 51%.
Outro dado positivo destacado por Olivieri medido pela gestão de qualidade é a média de treinamento por colaborador, que chega a 21 horas acumuladas no ano. “Estamos sempre trabalhando no desenvolvimento das pessoas. Investir no conhecimento e na capacitação da nossa equipe é fundamental para o sucesso da empresa, pois acreditamos que não temos negócios sem as pessoas e o cuidado com elas é essencial para nós”, conclui o gerente. Ele lembra que os treinamentos constantes também são ferramentas importantes para a retenção de mão de obra na empresa.
Assessoria de imprensa - Ibiporã Implementos Rodoviários
Cliente: Ibiporã Implementos Rodoviários
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