MENU
(43) 984089996

Releases

Terceira etapa do Programa Crescer atende 540 associados da Sicredi União no Norte e Noroeste do PR

A instituição financeira cooperativa Sicredi União PR/SP encerrou, na noite da última terça-feira (12), o período da terceira etapa de capacitação do Programa Crescer nas regiões Norte e Noroeste do Paraná, com encontro realizado em Cambé. Nas duas regiões, 18 cidades sediaram a capacitação, abrangendo cerca de 540 associados de 60 agências. Em Cambé, em torno de 30 associados da cidade e também de Bela Vista do Paraíso, Porecatu, Sertanópolis, Prado Ferreira e Londrina Zona Norte passaram pela capacitação. No Estado, os treinamentos foram conduzidos pelo consultor  para a área de cooperativa de crédito e professor da ISAE Marcelo Bérgamo.

Bérgamo explica que o cooperativismo de crédito é uma das áreas que mais cresce dentro do cooperativismo. Desde 2006, quando foi instituída a livre admissão, registrou um crescimento de 700%, de acordo com dados fornecidos pelo consultor. Mesmo assim, ainda tem muito espaço para avançar, já que o cooperativismo de crédito responde por cerca de 5% da movimentação bancária no país.

 “Um dos grandes desafios é fazer chegar às pessoas, inclusive aos associados, o que é o cooperativismo. Quando ele tira todas as suas dúvidas, passa a confiar e difundir o cooperativismo”, comenta Bérgamo. Este é um dos objetivos do Programa Crescer.

Na capacitação, um dos aspectos ressaltados é o papel da cooperativa de crédito na comunidade. “Não se trata de mais um banco. A cooperativa é sustentada em sete princípios, dentre eles a ‘Educação, Formação e Informação’ e  o ‘Interesse pela Comunidade’. Há vários programas e ações realizadas pela Sicredi União em pequenas cidades onde atua visando, simplesmente, o desenvolvimento das pessoas e o bem-estar da comunidade”, comenta o consultor, citando, entre as ações, o Programa A União Faz a Vida e o projeto Use e Devolva, em que bicicletas adquiridas pela cooperativa são disponibilizadas para uso da população. “O cooperativismo tem valores e princípios que norteiam a prestação de serviços a seus associados”, emenda Bérgamo.

Força Motriz

 O economista e consultor financeiro Almir Manoel Pereira e Nogueira, associado da agência de Cambé, passou pelo treinamento e constata: “O Programa Crescer me fez visualizar que o cooperativismo é uma força motriz que temos disponível e que precisamos muito praticá-la, inclusive para mudar os escandalosos aspectos políticos sociais que ao longo da história tem  agredido o povo brasileiro de maneira escandalosa.  O cooperativismo dos frágeis transforma em sociedade forte.”

Ele diz ter iniciado o programa com várias dúvidas e incertezas, especialmente sobre como semear a ideia do cooperativismo, da união e da promoção da harmonia entre os fatores de produção pertencentes aos agentes econômicos brasileiros, gerando melhor equilíbrio social, justiça e riqueza. “Ao descobrir o cooperativismo como ferramenta, as dúvidas se diluem e a esperança de ver um País rico com um povo melhor sucedido se renova”, comenta. 

O associado avalia o programa Crescer como um presente de alta relevância aos cooperados e à sociedade em geral. Para ele, “o conhecimento técnico transmitido pelos palestrantes, os treinamentos propiciados, os casos de sucesso mostrados e a mão parceira estendida pelo Sicredi em torno da ideia do cooperativismo abre a nossa mente para boas realizações, nos fazem acreditar que é possível transformar projetos sonhados em prática e em realidade e o melhor de tudo, nos são apresentados parceiros, dispostos a nos dar as mãos e caminharmos juntos a dias melhores”.

O programa Crescer é realizado anualmente. A terceira etapa consiste em quatro horas de treinamento e capacita o associado para exercer futuramente, se for de seu interessem a função de coordenador de núcleo, por meio do qual os associados são representados junto à direção da cooperativa. “Todo o processo do Programa Crescer é desenvolvido para que o associado exerça seu papel de dono do negócio de forma mais efetiva”, explica o assessor de Programas Sociais da Sicredi União, Alessandro Pelegrini.

 

 

Cliente: Sicredi Dexis

voltar