MENU
(43) 3339-7199

Releases

Sicredi União PR/SP cria novo modelo de atuação de comitês

Novos desafios requerem novas atitudes. Crescendo a uma média de 20% ao ano, a Sicredi União PR/SP se deparou com o seguinte questionamento: como crescer mantendo um dos pontos fortes da cooperativa, que é o relacionamento próximo de seus associados? Como formar novas lideranças, que possam contribuir para que a cooperativa continue crescendo de forma sustentável?

Diante do desafio, a atitude foi apostar na implantação de um novo modelo de comitês, os quais reúnem Jovens, Mulheres e Másters. Os comitês já são uma ferramenta utilizada pela cooperativa de crédito desde 2015, mas até agora existia um para cada público em toda a área de atuação da Sicredi União, dividida em quatro regionais - Norte e Noroeste do Parana, Leste e Centro-Leste Paulista.

A Regional Norte – que atende 13 municípios, sendo Londrina a cidade polo -, foi a escolhida para a implantação do projeto piloto, que cria um comitê para cada público em todas as agências de grande porte; dois comitês (público a escolher) em agências de médio porte, e um comitê misto em agências pequenas.  O lançamento oficial do novo modelo ocorreu em Londrina, no último dia 3 de dezembro.

“O objetivo é ampliar o relacionamento desses públicos (Jovem, Mulher e Máster) com a cooperativa e desenvolver os associados para que tenham uma participação mais efetiva na cooperativa”, comentou Rogério Machado, diretor-executivo da Sicredi União PR/SP. Ele destacou, durante o lançamento, que o sistema Sicredi é a sexta maior instituição financeira privada do Brasil, falou de sua relevância para o sistema financeiro do país, mas ressalvou que, embora seja necessário crescer, é fundamental não perder de vista os propósitos do cooperativismo de crédito, que tem mais de 100 anos no Brasil e mais de 200 no mundo. “Sempre prezamos pelas pessoas, damos valor ao relacionamento. Não podemos perder o eterno para o moderno”, disse. “Queremos ser a melhor empresa para o mundo e não a melhor empresa do mundo”, complementou.

O presidente da cooperativa, Wellington Ferreira,  presente ao evento de lançamento, também destacou a importância de se preservar os valores eternos. “Começamos nossa cooperativa, há 34 anos, com cerca de 25 pessoas. Hoje, temos 234 mil associados e precisamos de ajuda para manter esses valores fortes”, enfatizou.

Ferreira informou que os participantes dos comitês passarão por trilhas de conhecimento, com o objetivo de prepará-los para desenvolver ações do cooperativismo, impulsionar o crescimento da cooperativa e preparar a sucessão. “Queremos tornar nossa base de associados cada vez mais desenvolvida, consciente e representativa, para que sejamos cada vez mais relevantes na comunidade”, disse.

Atuação em rede

A analista de Sustentabilidade da Sicredi União, Gabriela Ottoboni, disse que a criação dos comitês locais estabelecerá uma atuação em rede. Os comitês locais terão representantes nos comitês regionais, que por sua vez, se remetem ao Comitê Oficial. Em cada etapa que o associado galgar, ele passará por uma trilha de conhecimento específica. A partir do próximo ciclo de eleição de coordenadores, para que o associado se torne coordenador de núcleo, ele terá que passar pelos comitês.

Gabriela esclarece que os Comitês Jovem, Mulher e Master são coletivos de associados , que visam o desenvolvimento de sua liderança por meio da educação e experiências práticas no cooperativismo de crédito.

As demais regionais receberão o projeto a partir de 2020.

 

Cliente: Sicredi União PR/SP

voltar