MENU
(43) 3339-7199

Releases

Sicredi União PR/SP celebra aniversário com lançamento de pedra fundamental da nova sede

No dia em que completará 33 anos, na terça-feira da semana que vem (dia 25), a Sicredi União PR/SP lançará a pedra fundamental da nova sede, uma construção sustentável com espaços para uso da comunidade e creche para os filhos dos colaboradores. Os detalhes deste projeto serão apresentados a partir das 8h30 no local onde será erguido o prédio, que fica na avenida Paraná, esquina com a avenida Carneiro Leão, em Maringá.

O projeto, além de abrigar a sede da cooperativa, será de uso da comunidade, com a destinação de praticamente todo o térreo ao público em geral. Haverá espaços destinados a coworking, startups, um café público e um auditório com capacidade para 450 pessoas.

O prédio, com duas torres e um total de 20 mil metros quadrados de construção, leva a assinatura conjunta do arquiteto Edson Yabiku e de seu irmão, o engenheiro Wilson Yabiku. Edson trabalhou até recentemente – e por 25 anos - no mundialmente reconhecido escritório de Arquitetura Foster + Partners, em Londres.

 O edifício será erguido dentro do conceito de ‘green building’ e buscará a certificação Leed Platinum, que é o grau máximo da certificação sustentável concedida pela Organização não governamental americana U.S. Green Building Council (USGBC). Os pré-requisitos para alcançar a certificação, entre outros, são sustentabilidade do espaço, racionalização do uso da água, eficiência energética, qualidade ambiental interna, materiais, recursos e inovação.      

 O projeto tem ainda a preocupação com a mobilidade urbana e reserva, no primeiro subsolo, um amplo estacionamento para bicicletas. Em anexo ao bicicletário, haverá vestiário feminino e masculino para que os usuários de bicicletas possam tomar banho, trocar de roupa e ir para o trabalho em dias mais quentes.

 O edifício terá creche para crianças até dois anos, biblioteca, refeitório, área de descanso e espaço gourmet que, quando necessário, pode se associar ao refeitório e se tornar um ambiente para até 300 pessoas. “Essa construção representará o nosso foco no crescimento regional, na inclusão e educação financeira, educação e formação das pessoas. O projeto da nova sede, que foi compartilhado com nossos associados, conselheiros e diretoria da cooperativa, visa uma construção sustentável com aproveitamento da água da chuva, geração da própria energia, bicicletário com vestiário, salas para educação financeira e startups, auditório multiuso e creche para os filhos dos colaboradores, entre outros espaços”, destaca o presidente da instituição, Wellington Ferreira.

 A Sicredi União PR/SP é a maior cooperativa do Sistema Sicredi, com mais de 188 mil associados e R$ 3.8 bilhões de ativos totais. São 83 agências instaladas no norte e noroeste do Paraná e no centro-leste paulista. São mais de mil colaboradores.

A trajetória teve início em 1985, quando 25 associados fundaram a Cooperativa de Crédito Rural de Maringá (Credimar). Treze anos depois, em 1998, a Credimar aderiu ao sistema Sicredi e passou a ser denominada Sicredi Maringá. Naquele ano o número de associados chegou a 3.248, de 12 cidades.

Outro passo importante foi a cooperativa ter se tornado de livre admissão, a segunda do Paraná. Isso significou atender pessoas físicas e jurídicas de qualquer área. Em 2009, a fusão com as cooperativas Sicredi Vale do Bandeirante, de Astorga, e Sicredi Norte do Paraná, de Cornélio Procópio, fez surgir a Sicredi União PR. Quatro anos depois, em 2013, com a fusão com a Sicredi Integradas Centro-Leste Paulista, com sede em Limeira, surgiu a Sicredi União PR/SP, que é a denominação atual. A instituição financeira cooperativa tem dobrado de tamanho a cada três anos. Mais que números, a Sicredi União trabalha em prol do desenvolvimento dos associados e das comunidades em que está inserida. Na instituição, os associados são incentivados a participar das decisões e do planejamento, por meio de assembleias e reuniões.

 

 

 

Cliente: Sicredi União PR/SP

voltar