MENU
(43) 3339-7199

Releases

Sicredi União institui reuniões preparatórias para eleição de coordenadores de Núcleos

A instituição financeira cooperativa Sicredi União PR/SP instituiu, em sua rotina, mais uma ferramenta de transparência e que vai ao encontro do lema “Fazer Juntos”. Pelo primeiro ano, estão sendo realizadas Reuniões Preparatórias para Eleição de Coordenadores de Núcleos, que irão representar os associados na gestão 2019-2022.

O mandato dos coordenadores de Núcleos é de quatro anos, conforme regulamento do Programa Pertencer, que estabelece a organização do quadro social e qualifica o associado na participação da gestão da cooperativa. Cada núcleo reúne, em média, 1.500 associados. Alessandro Pelegrini, Assessor de Desenvolvimento do Cooperativismo, explica, no entanto, que mesmo numa recém-inaugurada agência e que ainda tenha poucos associados, o Núcleo é criado imediatamente. As agências maiores possuem mais de um Núcleo.

Até a última eleição, os candidatos a coordenadores eram indicados pelas equipes das agências, levando em conta seu perfil e participação no Programa Crescer – percurso de aprendizado que qualifica a participação dos associados, promovendo a compreensão sobre o funcionamento das cooperativas de crédito. Os associados indicados eram eleitos em assembleia.

“Agora, o processo de decisão será conjunto, com a participação dos integrantes dos Núcleos”, explica Pelegrini. Cada núcleo é formado por três integrantes, sendo um efetivo e dois suplentes. O trabalho é voluntário. Os nomes apresentados nas reuniões preparatórios continuarão passando por validação em assembleia.

O associado Vilson Vieira de Melo, diretor sindical e empresário, participou da reunião realizada em Londrina, no dia 26 de setembro, e elogiou a iniciativa. “Achei que esta é uma maneira clara, objetiva e com uma lisura mais visível aos olhos do associado”, comentou. Vilson é associado da Sicredi União há cerca de 10 anos.

O administrador Luiz Rafael Okano Pereira, associado há cerca de cinco anos, também aprovou a realização das reuniões preparatórias. “Eu acho que dá mais  transparência para o processo ao envolver mais gente”, considerou.

Até o final do ano serão realizadas reuniões em todas as agências da Sicredi União – serão 90 até lá, pois seis já têm data para serem inauguradas. De acordo com Pelegrini, as reuniões devem envolver mais de três mil associados.

 

 

Cliente: Sicredi União PR/SP

voltar