MENU
(43) 3339-7199

Releases

Programa A União Faz a Vida comemora 10 anos com palestras sobre educação

Os 10 anos do Programa “A União Faz a Vida” na área de atuação da instituição financeira cooperativa Sicredi União PR/SP serão comemorados, na região de Londrina, na próxima sexta-feira, dia 20, com uma programação que inclui palestras de educadores que têm trabalhos reconhecidos internacionalmente.

A programação será no Buffet Laguna, a partir das 8 horas, com café da manhã recepcionando os cerca de 600 convidados, todos envolvidos com o desenvolvimento do progrma nas escolas da região. 

A primeira palestra, marcada para 9h20, será do educador Jean Sigel, sobre “Criatividade na Educação: A arte de imaginar e realizar o futuro”. Sigel é co-fundador da Escola de Criatividade, palestrante, professor, colunista e empreendedor, especialista em projetos de criatividade empresarial, comunicação e marketing. Ele atuou por dez anos como coordenador do Fórum Econômico Mundial - Davos/Suiça e do WTTC - World Travel&Tourism Council.

Os trabalhos da tarde serão abertos com a professora doutora Emília Cipriano, a partir das 13 horas, que falará sobre “Reconstrução do conhecimento do professor como agente transformador do ato de educar”. Emilia Cipriano tem larga experiência na área educacional, atuando, principalmente com educação infantil, formação de educadores, política de educação infantil , creche, políticas públicas e proposta pedagógica.

A terceira e última palestra será de José Pacheco, agendada para 14h30, sobre “Comunidades de Aprendizagem”. Português, Pacheco tem uma forma bem particular de olhar para o processo educacional. Ele é um crítico do sistema tradicional de ensino, o qual considera uma forma  obsoleta de reprodução de conteúdo que deixa a desejar naquilo que, para ele, é o mais importante objetivo educacional: a humanização do indivíduo. Ele defende uma escola sem turmas, sem ciclos, sem testes ou exames, sem reprovações, sem campainhas. É indutor de mais de 100 projetos para uma nova Educação no Brasil e colaborador voluntário no Projeto Âncora, que segue o mesmo método de ensino da "Escola da Ponte,  uma escola liceal sem séries, sem prova, sem "aula" e focada na autonomia e protagonismo do aluno que ele próprio tinha sido o mentor, nos anos 70 no Norte de Portugal.

O Programa “A União faz a Vida” é a principal iniciativa social da Sicredi. De acordo com Gisely Almeida, assessora de Programas Sociais, o programa propõe um novo jeito de ensinar, onde o aluno é protagonista e não um mero receptador de informação. “Ele começa a aprender e a contribuir com a construção do conhecimento, com o planejamento do que ele irá estudar. O educador (professor), por sua vez, passa a ser o orientador e não mais o fazedor. Trata-se de uma metodologia de ensino criada por mestres e doutores da área da educação, ou seja, por pessoas altamente capacitadas, onde tudo foi pensado de forma que criemos cidadãos cooperativos”, explica.

Criado há 23 anos, o programa é realizado em âmbito nacional. Somente na região de abrangência da Sicredi União PR/SP – Norte e Noroeste do Paraná e Centro Leste Paulista - são 180 escolas, 3.200 professores e mais de 28 mil alunos envolvidos.

 

 

 

Cliente: Sicredi União PR/SP

voltar