MENU
(43) 3339-7199

Releases

Lançamento da ExpoLondrina reúne mais de 500 pessoas

Autoridades, sócios, diretores e conselheiros da Sociedade Rural do Paraná, parceiros e expositores  prestigiaram o lançamento da ExpoLondrina 2018, que este ano chega à 58ª edição, na noite da sexta-feira, 23 de fevereiro. Mais de 500 pessoas estavam presentes. A exposição acontece de 5 a 15 de abril, no Parque Ney Braga, em Londrina (PR), e está entre os principais eventos do setor agropecuário realizados no Brasil.

O lançamento reuniu muitas autoridades federais, estaduais e municipais, que destacaram, em seus discursos, a força do agronegócio brasileiro e a importância da ExpoLondrina como vitrine da produção agropecuária do país, difusão de conhecimento e espaço para negócios e lazer.

Algumas situações, como o julgamento, no Supremo Tribunal Federal, de questionamentos sobre o novo Código Florestal também foram lembrados pelo deputado federal Sérgio Souza, membro da bancada ruralista e que fez seu discurso representando os demais deputados federais presentes – Alex Canziani, Luiz Carlos Hauly, Rubens Bueno e Reinhold Stephanes Junior.

Souza destacou que o Código foi amplamente discutido, mas que após aprovado teve pontos questionado pelo Ministério Público, e que a decisão do STF pode representar grande retrocesso para o produtor rural. “Temos uma bancada paranaense unida e  precisamos continuar trabalhando unidos, pois estão, a todo momento, tentando atacar o agronegócio”, disse ele, acrescentando que os deputados federais do Paraná estão sempre atentos porque são também pautados pelas entidades organizadas, como a Sociedade Rural do Paraná e Sociedade Rural de Maringá.

Da esfera governamental, este ano o lançamento da Exposição contou também com a presença do ministro da Saúde, Ricardo Barros, que é de Maringá. Ele destacou a boa situação financeira do Estado do Paraná e elogiou a gestão da Exposição de Londrina. “O sucesso desta exposição se deve à competência na gestão, pois é isso que faz com que os expositores queiram estar aqui”.

O governador Beto Richa também falou do orgulho de ter um evento como a ExpoLondrina sendo realizado há 58 anos no Paraná, mostrando a todo o país a pujança do agronegócio do Estado. Destacou ainda o empenho de seu governo para proporcionar o desenvolvimento do setor, como o trabalho da Adapar, os investimentos no Porto de Paranaguá, e programas como o de Manejo de Água e Conservação de Solo, entre outros investimentos em infraestrutura.

O deputado estadual Tiago Amaral, de Londrina, fez seu discurso em nome dos demais deputados estaduais presentes – Carlos Roberto Massa (Ratinho Jr), Devanil Reginaldo da Silva (Cobra Repórter), Luiz Cláudio Romanelli, Pedro Lupion e Márcio Nunes. “Estamos prestes a realizar um grande evento e a Sociedade Rural do Paraná noticia nossa região, e com boas notícias, como nenhum outro evento”. Amaral lembrou os investimentos feitos pela entidade em tecnologia, com a criação da aceleradora Go Valley e incentivos às startups; a participação da entidade em assuntos de importância para o desenvolvimento da economia local; “além de tudo que já faz pelo agronegócio”.

Os prefeitos de Londrina e de Cambé (parte do Parque Ney Braga fica neste município), Marcelo Belinati e José do Carmo Garcia, respectivamente, também estiveram presentes e fizeram uso da palavra para também enaltecer a realização da ExpoLondrina e movimentação que provoca na região. “Temos muitos parceiros porque a ExpoLondrina é realizada com muita seriedade, competência e comprometimento”, destacou Garcia. O prefeito Belinati lembrou que o evento abre as portas para visitas gratuitas de mais de 30 mil crianças das escolas públicas e privadas, oportunidade para que conheçam um pouco mais sobre esse importante segmento da economia nacional.

 O presidente da Sociedade Rural do Paraná, Afranio Brandão, fez um agradecimento especial a todos os envolvidos na realização da feira. “Trabalhamos boa parte do ano para preparar uma das maiores e melhores feiras agropecuárias de nosso país. Fazemos isso com muito prazer, pois é uma grande oportunidade que temos para mostrar a todos a força de nossa agropecuária”, disse.

Brandão destacou o papel dos setores governamentais no apoio às demandas levantadas pelo agronegócio, lembrou da posição da SRP em relação à discussão de mudança de status do Paraná para área livre de febre aftosa sem vacinação – a entidade defende que a mudança seja em bloco – e criticou a forma como foi conduzido o recente impasse sobre o embarque de mais de 25 mil animais no Porto de Santos. “É preciso que haja mais agilidade e cumprimento das leis em vigor para evitar que casos como esse volte a acontecer”. Ele também agradeceu o apoio das autoridades e instituições paranaenses às reivindicações do setor e a parceria com entidades de classe de Londrina nas discussões que envolvem o município.

Autoridades presentes

Também prestigiaram o evento de lançamento da ExpoLondrina: a vice-governadora do Paraná, Cida Borghetti; o secretário de Agricultura e Abastecimento do Paraná, Norberto Ortigara; o secretário de Infraestrutura e Logística do Paraná, José Richa Filho; o Secretário de Desenvolvimento Urbano do Paraná, João Carlos Ortega; o prefeito de Ibiporã, João Colonezi; o presidente da Câmara Municipal de Londrina, Ailton Nantes; o presidente da Câmara Municipal de Cambé, José Carlos Camargo; vereadores de Londrina e região; e secretários municipais de Londrina e região.

 

 

 

Cliente: ExpoLondrina 2018

voltar