MENU
(43) 3339-7199

Releases

Gestores escolares participam, em Londrina, de capacitação do programa “A União faz a Vida”

Cerca de 150 gestores de escolas  de 13 cidades da região de Londrina onde é desenvolvido o programa A União Faz a Vida  participaram do projeto inovador de capacitação realizado pela Sicredi União PR/SP no Hotel Sumatra, em Londrina, durante toda esta terça-feira, 19 de novembro. Os gestores das escolas (diretores, coordenadores pedagógicos, supervisores e também secretários municipais de Educação) das várias cidades participaram de palestras e de vivências de integração, compartilhando experiências.

 “O objetivo deste encontro é o desenvolvimento de práticas de gestão, aprimorando conhecimentos e integrando os municípios”, informou Luciana Padula, analista de Desenvolvimento do Cooperativismo da Sicredi União. Segundo ela, o programa tem crescido bastante e é preciso preparar toda a equipe envolvida para seu pleno funcionamento.  O “A União faz a Vida” é o principal programa de responsabilidade social da Sicredi e ano que vem completa 25 anos.  Na base de atuação da Sicredi União PR/SP (Norte e Noroeste do Paraná, Leste e Centro-Leste Paulista) foi implantado  há 11 anos e hoje está em 75 municípios, envolvendo 4.200 professores e 35 mil alunos.  Em 2019, foram desenvolvidos, nesses 75 municípios, 2.100 projetos.

A assessora de programas sociais da Sicredi União PR/SP, Gisely Almeida, acrescentou que a cooperativa de crédito busca, com a realização do encontro, capacitar os gestores de acordo com a realidade e os desafios que vivenciam a fim de que explorem todo o potencial da metodologia de educação proposta.

O programa  “A União faz a Vida” é uma iniciativa de responsabilidade social do Sicredi e tem objetivo de promover a cooperação e a cidadania, através de práticas de educação cooperativa, contribuindo com a educação integral de crianças e adolescentes. O encontro também irá acontecer em Maringá e Cianorte.

Iniciativa aprovada

Juliana Ripol Martim, secretária municipal de Educação de Alvorada do Sul, participou do encontro em Londrina e teve contato, pela primeira vez,  de forma mais aprofundada com os princípios do programa, que será implantado na sua cidade no próximo ano. “Inicialmente, havíamos pensado em começar o trabalho em uma escola, mas agora, conhecendo melhor, queremos que ele seja implantado em todas”, disse ela. “Essa troca de experiências e de informações me fascinou e o que mais me encantou é que se trata de um programa que adere ao currículo escolar, mantendo a autonomia da escola”, disse ela. A assinatura do contrato do “A União faz a Vida” com o município de Alvorada do Sul será no dia 10 de dezembro.

A diretora do CMEI São Judas Tadeu, de Cafeara, Fabiana Fernandes dos Santos, levou para discussão, durante as vivências, a experiência do primeiro ano de funcionamento do programa no município. “Nós já trabalhávamos com projetos no CMEI, mas o programa nos trouxe a oportunidade de unir o grupo e trabalharmos com assessoria especializada. Com isso, passamos a ter outra visão. E este encontro realizado em Londrina nos proporcionou troca de experiências. Foi muito rico. Com certeza, vamos aprimorar nosso trabalho”, comentou.

Cliente: Sicredi União PR/SP

voltar