MENU
(43) 3339-7199

Releases

Alunos de escolas de Ibiporã apresentam projetos desenvolvidos no programa “A União Faz a Vida”

Durante os dias 11, 12 e 13 de novembro, cerca de 2,5 mil crianças da rede municipal de Ibiporã ocuparam o palco do Teatro Padre José Zanelli para apresentar os trabalhos de culminância desenvolvidos dentro do Programa A União Faz a Vida (PUFV), na área de abrangência da Regional Norte da Sicredi União PR/SP.

O programa é uma iniciativa de responsabilidade social do Sicredi e tem objetivo de promover a cooperação e a cidadania, através de práticas de educação cooperativa, contribuindo com a educação integral de crianças e adolescentes. Em Ibiporã, 100% das escolas municipais integram o  PUFV, totalizando cinco mil alunos, da educação infantil ao quinto ano.

No palco do teatro, os estudantes  foram protagonistas de um  verdadeiro espetáculo de criatividade  com peças de teatro, dança  e belas  histórias. E nos bastidores, uma comprometida equipe de professores organizava tudo com muita dedicação.

A assessora pedagógica da Secretaria de Educação de Ibiporã e coordenadora local do  PUFV, Josilene Margonato de Oliveira,  analisa que o ano de 2019 foi muito produtivo. “Na culminância, nossas crianças estão mostrando no palco um pouco do conhecimento que construíram no  desenvolvimento dos projetos durante o ano”, afirmou.

O programa chegou em Ibiporã em 2015 e desde 2018 está em todas as 28 escolas do município. Segundo a secretária de Educação, Maria Margareth Rodrigues Coloniezi, os excelentes resultados se devem principalmente ao fato de a  proposta do PUFV ter o mesmo ideal filosófico da proposta pedagógica da Secretaria. “Nossa meta é que o ensino seja cultivado de forma interdisciplinar e o programa contempla isso fortemente”, frisou. “Somos gratos pela parceria do Sicredi e estamos avançando ano a ano”, completou.

O gerente da agência Sicredi União PR/SP em Ibiporã, Alan Brindarolli,  elogiou o empenho da Secretaria de Educação e o engajamento dos professores e alunos na realização do evento de culminância, bem como no decorrer de todo o ano. “O  Programa A União Faz a Vida em Ibiporã é um case de sucesso. Temos muito orgulho do trabalho desenvolvido aqui nessa parceria que só melhora ano a ano”, garantiu.

Além das apresentações realizadas no  Teatro Padre José Zanelli, os alunos da rede municipal de Ibiporã voltarão a apresentar os projetos de  culminância no evento de abertura da programação de Natal na praça central da cidade, agendado para dia 10 de dezembro.

Os próximos eventos de culminância das escolas participantes do PUFV na Regional Norte da Sicredi União acontecem em Londrina nos dias 20 e 28 de novembro.

Formação de gestores

Nesta terça-feira, dia 19, será realizada em Londrina a formação da metodologia do Programa A União Faz a Vida dirigida a gestores das escolas participantes na Regional Norte da Sicredi União PR/SP.

O objetivo do encontro, que acontecerá no Hotel Sumatra, das 8h30 às 17h30, é apresentar o novo material didático elaborado pela Fundação Sicredi para uma gestão diferenciada escolar. Estão sendo esperadas cerca de 130 pessoas. A formação será conduzida pelos assessores pedagógicos do programa Helder Reggiani, Silvio Munari Machado,  Luiz Medrano, Silvana Buri e  Liliane Buzignani.

 

Cliente: Sicredi União PR/SP

voltar