MENU
(43) 3339-7199

Releases

Alunos começam a apresentar os trabalhos desenvolvidos com o programa A União Faz a Vida

Depois de um ano letivo de dedicação, chegou a hora de os alunos das escolas que desenvolvem o  Programa A União Faz a Vida apresentarem seus trabalhos. O programa é a principal iniciativa social da instituição financeira cooperativa Sicredi União PR/SP e tem como foco promover a cooperação e a cidadania, por meio de práticas de educação cooperativa, contribuindo com a educação integral de crianças e adolescentes.

Os eventos de apresentação dos trabalhos, batizados de Culminâncias, começam na próxima segunda-feira, na Regional Norte da Sicredi União. Os primeiros a mostrarem um pouco do que aprenderam no decorrer do ano com os projetos desenvolvidos serão os alunos de Ibiporã, cidade onde 100% da rede pública integra o Programa. Serão três dias de evento, todos no Teatro Padre José Zanelli. Na segunda-feira, a apresentação será às 14 horas. Nos dias 6 e 7 (terça e quarta-feira), às 8h30.

Em Jaguapitã, serão seis apresentações. No dia 20, na Escola Cida Nascimento, a partir das 8h30; dia 21, na Escola Rita de Cássia, às 10 horas; e Lar de Jesus, às 15 horas; dia 22, na Escola Céia Rolim, às 16 horas; dia 23, na Escola Paulo Freire, às 10 horas; e na Escola Newton Guimarães, às 14 horas.

Na cidade de Pitangueiras, no Centro Municipal de Educação Infantil Criança Feliz, haverá apresentação no dia 28, às 19 horas; e na Escola Municipal Santo Antonio, dia 29, às 19 horas.

As apresentações nas escolas de Londrina começam dia 29 de novembro, com o Centro de Educação Infantil Marisa Arruda dos Santos, às 8 horas e também às 16h30. No CMEI Professora Vanderlaine Ap. Rodrigues Ribeiro, a apresentação será dia 30, às 8h e 16h30.

Dezembro começa com a culminância na Escola Municipal Professora Vilma Rodrigues Romero, dia 1, às 9 horas. E prossegue no dia 4 de dezembro, na Escola Municipal Maestro Andrea Nuzzi, às  11 h e 16:30; finalizando no dia 8 de dezembro, com apresentações na Escola Municipal Carlos Zewe Coimbra, às 10 horas.

As apresentações são feitas em forma de dança, teatro, música ou feira de ciências.

O programa A União Faz a Vida leva uma metodologia de ensino às escolas, com assessoria especializada contratada pela Sicredi, em que os professores são preparados para construir o conhecimento junto com os alunos. As atividades são feitas por meio de expedições investigativas, pesquisas, relatos, rodas de conversa, entre outros. As práticas educativas contam, quase sempre, com o envolvimento da família dos alunos e de apoiadores da comunidade - profissionais e moradores voluntários que agregam conhecimento e, assim, viabilizam a proposta de aproximar o processo educativo da sociedade.

Em linhas gerais, o programa funciona em três fases: na primeira, chamada de ‘Articulação’, a proposta é apresentada à secretaria municipal de educação e aos gestores e diretores de escolas públicas e privadas. Ao aceitarem a proposta, começa a etapa de ‘Realização’, em que os educadores recebem 32 horas de capacitação para colocar a metodologia em prática. Já a terceira fase, de ‘Desenvolvimento’, os alunos definem uma temática, a partir de pergunta exploratória, para os professores abordarem durante o ano letivo, envolvendo o conteúdo das disciplinas.

“O programa visa à construção do conhecimento envolvendo alunos, professores e comunidade. Ele desenvolve nos alunos o espírito de cooperação, do fazer juntos e o resultado disso é a formação de cidadãos mais cooperativos e comprometidos com o meio onde vivem”, comenta o gerente Regional de Desenvolvimento David Conchon.

Cliente: Sicredi União PR/SP

voltar