MENU
(43) 3339-7199

Releases

Aberta Semana de Inovação de Londrina

A I Semana de Inovação de Londrina foi aberta na manhã desta sexta-feira e prossegue até o dia 13 de novembro, com ampla programação envolvendo os ecossistemas de desenvolvimento de Londrina – Saúde, Audiovisual, Químico e Materiais, Turismo, Construção Civil, Agronegócio, Tecnologia da Informação e Eletrometalmecânico. O evento é totalmente on-line.

Além da programação de cada governança, também será realizado o Hackatur (de 6 a 8), com o objetivo de apresentar soluções tecnológicas e inovadoras e que possam ajudar na recuperação do setor de turismo e eventos, que estão entre os mais atingidos pela crise sanitária imposta pela Covid-19. O resultado do Hackatur será divulgado durante a programação da Governança de Turismo, no dia 9.

A semana foi aberta pelos representantes das entidades organizadoras. Representando o presidente da Codel, Bruno Ubiratan, o diretor de Ciência e Tecnologia da companhia, Roberto Moreira, destacou o envolvimento das entidades na realização do evento que, segundo ele, deverá atingir cerca de seis mil pessoas. 

O gerente Regional Norte do Sebrae, Fabrício Bianchi, destacou a qualidade da programação que cada ecossistema construiu e a importância do Hackatur. Também do Sebrae, o diretor de Operações da entidade no Paraná, Julio Cesar Agostini, ressaltou que Londrina tem um dos ecossistemas mais vibrantes no Brasil devido à plena integração dos atores públicos e privados. “Juntos, estão fazendo grande transformação e construindo a Londrina do futuro, a Londrina das startups, das empresas inovadoras, e isso vai fortalecer cada vez mais a nossa pauta do desenvolvimento e fortalecimento da nova economia na cidade”, disse.

O vice-presidente da Fiep, Marcus Von Borstel, falou em nome da entidade, destacando o seu envolvimento e comprometimento, especialmente por meio dos Institutos Senai de Inovação, com o desenvolvimento de soluções que gerem desenvolvimento.

Programação qualificada

A programação da Semana já começou e prossegue até dia 13, com uma programação bastante qualificada como destacaram os organizadores e representantes de cada governança.

Cristiano Russo, coordenador do Polo da Saúde de Londrina (Salus), enalteceu a Inteligência Artificial como “pano de fundo” de toda a semana, e que serão discutidos como a tecnologia e inovação podem ajudar o setor de saúde a enfrentar seus desafios, já que a cadeia é bastante complexa. A programação do Salus é neste sábado, dia 7.

Guilherme Peraro, coordenador do Arranjo Produtivo de Audiovisual, mencionou que o setor sempre teve a tecnologia como base e que as mudanças tecnológicas ocorrem diariamente. Entre a programação da Governança do Audiovisual destacada por Pegoraro no próximo dia 8, está a regionalização da produção para televisão.

 

Leonardo Beni, da Integra – Químicos e Materiais, disse que o setor é bastante transversal, estando presente em várias atividades, o que faz dele um protagonista na economia nacional.

Daiana Bisognin Lopes, coordenadora da Governança de Turismo, responsável pela programação do Conectur, deu destaque ao Hackatur e toda a programação do dia 9, por discutir e buscar soluções para os desafios do setor, altamente impactado pela pandemia do coronavírus.

Também presente à abertura, George Hiraiwa, coordenador da Governança do Agronegócio (Agrovalley),  apresentou o Agrobit Evolution Brasil (dias 10 e 11) cuja programação está voltada para soluções que levem eficiência ao campo. “Vamos inspirar, liderar e prosperar juntos”, disse.

Também Ronaldo Cousa, coordenador do  APL TIC, falou da programação da 8ª edição do Eco-Tic, dia 12. “Será um dos maiores eventos de tecnologia do sul do país”, disse.

E, também presente à abertura, Paulo Leite, coordenador da governança de Eletromeltalmecânica (Inovvem), lembrou que o setor fecha a programação, dia 13, com participação de protagonistas do setor no Brasil, citando Gil Giardelli, Martha Gabriel, entre outros.

A Governança da Construção Civil coordena talk-show, no dia 11, com o tema “Os desafios da Implementação do BIM (Building Information Modelling) em projetos e obras públicas”.

Toda a programação da semana pode ser conferida no site www.semanadainovacaodelondrina.com.br. As inscrições para os eventos de cada governança devem ser feitas separadamente, pelo Sympla.

 

voltar